Unveiling multi-transcultural readings in the language classroom []
Raúl Ruiz Cecilia, Universidad de Granada

 

Resumo
O objetivo deste artigo é aumentar a consciencialização sobre o multitransculturalismo nas salas de aula de línguas. Nos contextos de EFL (Inglês língua estrangeira), a cultura-alvo é constantemente redefinida e enriquecida com novas formas de ver e pensar, retratadas pelos alunos de várias línguas maternas (pluri-L1). Acreditamos que os professores em formação inicial e contínua precisam duma preparação especial nessas questões. É por isso que sentimos a necessidade de desenvolver uma abordagem multifacetada para uma compreensão intercultural das culturas em todo o mundo. Para convocar essa prática na sala de aula, trabalhámos com contos populares multitransculturais, de modo a que os alunos aprendam como interagir e entender as pessoas que são étnica, racial e culturalmente diferentes de si mesmas.

Palavras-chave: literatura multitranscultural, ensino de línguas, EFL, leitura.

https://doi.org/10.23882/978-989-8859-31-0-027

 

(+351) 289 800 126 | ESEC Universidade do Algarve | Campus da Penha | 8005-139 Faro | Portugal