ÍNDICE

Prefácio
ISABEL ALARCÃO
Universidade de Aveiro / CIDTFF

Nota de Abertura
ANTÓNIO DA CONCEIÇÃO GUERREIRO
Diretor da Escola Superior de Educação e Comunicação

Nota de Apresentação
ANTÓNIO BERNARDO LOPES
Diretor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas

Conferências e Comunicações
Cartillas y ortografías ibéricas en el siglo XVI: João de Barros y Juan de Robles
, Universidad de Sevilla

As línguas, os projetos europeus e a abertura à interculturalidade
ANA CRISTINA SIMÃO MATIAS, Escola Secundária Dr. Jorge Augusto Correia de Tavira

Estado atual do ensino de línguas por tarefas e utilização das TIC na Europa e Estados Unidos da América: sinopse de um estudo
ANTÓNIO BERNARDO LOPES, Universidade do Algarve

As línguas, os projetos europeus e a abertura à interculturalidade
Línguas, mediações e aprendizagens à luz do Quadro Europeu Comum de Competência Digital

ANTÓNIO MOREIRA, Universidade de Aveiro

Lídia Jorge, quando os contos breves fazem os sonhos longos…
ARTUR RIBEIRO GONÇALVES, Universidade do Algarve

Experiencia piloto en asignatura de literatura para maestros: grabación de un cuento para un programa de radio
BEATRIZ HOSTER & MARÍA INMACULADA MENA-BERNAL, CEU Cardenal Spínola – Universidad de Sevilla

Revisitar o passado na Quinta da Penha
CÂNDIDO VARELA DE FREITAS, Universidade do Minho

Perspectivas de profesionalización de los docentes de lenguas extranjeras en el contexto español, desde las determinaciones europeas
CARMEN GUILLÉN DÍAZ & FRANCISCO JAVIER SANZ TRIGUEROS, Universidad de Valladolid

Une possible mission pour un enseignant de l’enseignement Supérieur dans l’autorégulation de l’apprentissage d’une langue étrangère: une expérience avec des étudiants au Portugal
CATHERINE SIMONOT, Universidade do Algarve

Tempo, espaço e comunicação multimodal em cursos de formação de professores
CLARA FERRÃO TAVARES, Instituto Politécnico de Santarém / GERFLINT

Enseñanza, correcciones y asimilación de rasgos culturales en lengua inglesa a través del aprendizaje cooperativo
CORAL IVY HUNT-GÓMEZ, Universidad de Sevilla

O Centro de Línguas da UAlg ao serviço da comunidade
CRISTINA FIRMINO & FILIPA PERDIGÃO RIBEIRO, Universidade do Algarve

Leitura multimodal de documentos em suportes multimodais: um estudo com metodologia eye tracking
DULCE SARROEIRA & CLARA FERRÃO TAVARES, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa & Instituto Politécnico de Santarém – GERFLINT

A (re)organização do espaço da escrita na sala de atividades de um jardim de infância
ÉRICA SIMÃO TAVARES & MARIA HELENA HORTA, Universidade do Algarve

A multi-method approach to research language practices amongst foreign residents in the Algarve
FILIPA PERDIGÃO RIBEIRO & KATE TORKINGTON, Universidade do Algarve

A formação do português como segunda língua estrangeira para ensino professores do secundário no programa «José Saramago»: O caso do CEP «Huelva-Isla Cristina»
FRANCISCO DE PAULA RODRÍGUEZ MIRANDA & MINERVINA SILVÁN MUÑOZ, Universidad de Extremadura & Programa José Saramago

Os 3C’s no Ensino por Tarefas: Comunicação; Colaboração; Criatividade
LÚCIA TARDÃO & MANUELA TEIXEIRA, Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria

Um Estudo sobre a Leitura e os Estilos de Aprendizagem com o DidaktosOnline
MARIA ISABEL OREGA, Universidade do Algarve

To infinity and beyond. Reading in 21st century English language teaching
NICOLAS HURST, Universidade do Porto

Unveiling multi-transcultural readings in the language classroom
RAÚL RUIZ CECILIA, Universidad de Granada

JURIDOCS: recurso para la enseñanza del lenguaje jurídico
ROSANA CORGA FERNANDES DURÃO, Universidade do Algarve

The role of stories in language learning
SHEILA MARGARET WARD, Writer, composer & musician

Le projet EDOlang : un environnement propice à l’apprentissage de langues en autodirection
SOPHIE BAILLY & ANNE CHATEAU, Université de Lorraine / ATILF-CRAPEL

Nota de Encerramento
FERNANDO MARTINS CARRAPIÇO
Presidente do Conselho Técnico-Científico

 
(+351) 289 800 126 | ESEC Universidade do Algarve | Campus da Penha | 8005-139 Faro | Portugal